Conferência Estadual de Políticas para Mulheres será lançada nesta quinta-feira

Blog do  Amaury Alencar
0

 



Para reivindicar os direitos das mulheres cearenses e oportunizar o debate coletivo e a mobilização social, o Conselho Cearense de Direitos da Mulher e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) realizam nesta quinta-feira, 11 de março, às 14h, o lançamento da 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres, que ocorre entre os dias 4 e 6 de agosto de 2021. O tema central do evento é “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”. O lançamento da conferência será virtual. Para participar, basta acessar o canal SPS Ceará no youtube.

“As Conferências de Políticas para as Mulheres são instâncias para a avaliação das políticas de gênero e para a definição de diretrizes visando seu aprimoramento. É muito empolgante participar destas articulações na busca por melhorias nas políticas públicas voltadas às mulheres cearenses, sabemos o quanto os nossos direitos vêm sendo atacados e nós não podemos aceitar retrocessos, pelo contrário, isso só fortalece ainda mais a nossa luta pela equidade de gênero e para que todas as mulheres possam acessar seus direitos”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

A presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher e secretária-executiva de Políticas para as Mulheres da SPS, Denise Aguiar, pontua que há uma ampla participação dos municípios do interior na construção da 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres. “Nós estamos realizando esta prévia do que será a conferência para convocar a todas as mulheres, sejam de movimentos sociais, gestoras, parlamentares, donas de casa, que venham fazer parte desta construção coletiva junto do conselho e da SPS. Fizemos questão de democratizar e compartilhar todos os processos decisórios visando mais direitos, participação e poder para as mulheres cearenses”, ressalta Denise Aguiar, que também lembrou dos encontros preparatórios por macrorregiões, que estão marcados para acontecer a partir do dia 15/03 até o dia 18/03.

“Os encontros preparatórios são a forma de estarmos mais próximos dos gestores municipais e prepará-los para que realizem suas próprias conferências. Vamos subsidiá-los e fortalecê-los nesta empreitada de realizar conferências virtuais, sabemos que esta é uma realidade nova e precisamos nos apoiar mutuamente para que este trabalho não pare. Nós vamos convidar três pessoas de cada município para participar destes encontros”, complementa a presidente.

Temas abordados

A 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará será dividida nos seguintes eixos temáticos: Política Nacional para as Mulheres; e Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres; Políticas Públicas Temáticas para as Mulheres.

Os objetivos deste lançamento prévio da conferência é socializar, para a sociedade cearense, a convocação da 5ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Ceará; Estimular a criação de decretos de criação de conselhos municipais de direitos das mulheres (CMDM); Estimular a realização das conferências municipais virtuais de políticas para as mulheres; Estimular a realização das conferências municipais virtuais de políticas para as mulheres e Fortalecer a união entre mulheres, na política.

Os municípios podem tirar dúvidas pelo email: conselhomulherceara@gmail.com

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)