Municípios com tradicionais festas de Carnaval têm restrições válidas a partir de hoje

 







Medidas buscam evitar aglomerações no litoral do Ceará (Foto: AURELIO ALVES)
Medidas buscam evitar aglomerações no litoral do Ceará (Foto: AURELIO ALVES)

O ano de 2020 foi marcado por diversas adaptações sociais devido a pandemia do novo coronavírus. Mesmo com o início da vacinação nacional em 2021, o cenário segue exigindo cuidados e restrições com o intuito de dificultar a propagação do vírus. Em parte do Ceará, decretos publicados com o intuito de evitar aglomerações durante os dias que seriam do Carnaval passam a valer a partir desta quarta-feira, 10.


Em Paracuru, entre os dias 10 e 17 de fevereiro, apenas moradores, prestadores de serviço e pessoas que tenham hospedagem comprovada poderão ter acesso à cidade. As barreiras sanitárias serão instaladas na entrada principal, que fica na CE-341, na rotatória do posto da Polícia Rodoviária Estadual; na barragem do rio Siupé, distrito de Muriti e na localidade de Poço Doce.


Além dos bloqueios, a partir do dia 11 de fevereiro, o município adotará a proibição de paredões e caixinhas de som em espaços públicos da localidade e também irá restringir o consumo de bebida alcoólica a espaços privados.

Jijoca de Jericoacoara

 

O município de Jijoca de Jericoacoara adotou medidas que buscam evitar aglomerações durante o período carnavalesco. A partir desta quarta-feira, 10, passa a valer o decreto que proíbe a circulação e permanência em área pública com caixas de som portáteis em funcionamento, na Vila de Jericoacoara.

Desde o dia 8 de fevereiro, o município já havia suspendido o funcionamento de quaisquer atividades de comércio ou serviço não essenciais entre 20h e 6 horas. Restaurantes de hotéis, pousadas e congêneres poderão funcionar até as 22 horas, desde que prestem atendimento exclusivamente aos seus respectivos hóspedes. As medidas são válidas até o dia 17 deste mês.



Aracati

 

Em Aracati, o decreto publicado no último dia 6 de fevereiro estende as medidas restritivas até o próximo dia 18. A determinação veda a aglomeração de pessoas em quaisquer serviços essenciais públicos ou privados, bem como em calçadas, ruas, praças, ou quaisquer aparelhos públicos.

Festas estão proibidas durante o período do Carnaval. O funcionamento de bares e clubes também foi vetado, além de restringir o consumo de bebidas alcoólicas apenas a restaurantes, que só poderão funcionar com 40% de sua capacidade.

Restaurantes, barracas de praia, praças de alimentação, lojas de conveniência, comércio de rua e supermercados devem encerrar as suas atividades até as 20 horas. O município também proibiu a entrada de excursão de ônibus, topiques e vans nas praias da cidade. Apenas o transporte interurbano seguirá funcionando.

A partir do dia 11 até o dia 17, apenas residentes, pessoas que possuam casas alugadas, hóspedes com reservas em hotéis e pousadas poderão ter acesso ao município.

Beberibe

 

Em Beberibe, o decreto de Carnaval passa a ter validade somente a partir da sexta-feira, 12. A recomendação é que as pessoas fiquem em casa. Bares e clubes estão proibidos de funcionar, assim como o comércio ambulante. As barracas de praia terão horário de funcionamento restrito, entre 6h e 17h.

Restaurantes, incluindo, até mesmo, os localizados em pousadas e hotéis, só poderão funcionar até as 20 horas. O município também adotará barreiras sanitárias para o controle de pessoas.

Caucaia

 

Caucaia, desde o último dia 4 de fevereiro, já adotou medidas que intensificam o combate ao coronavírus durante o período do Carnaval. Ficou estabelecida a criação de barreiras sanitárias nos acessos ao município, sendo permitida a entrada apenas de moradores com comprovante de residência, trabalhadores com comprovação de vínculo empregatício e turistas com reserva comprovada nos hotéis.

As medidas são válidas até o próximo dia 19. A recomendação é de não funcionamento de comércios e serviços não essenciais entre as 21h e 6 horas, praças de alimentação poderão funcionar apenas até as 21 horas, já as barracas de praia só atenderão até as 16 horas.

O município costuma receber um grande fluxo de pessoas, nas praias do Cumbuco e do Icaraí, durante o período carnavalesco. 

    O POVO 

Postar um comentário

0 Comentários