Monsenhor Honor recebeu primeira dose da vacina contra o Coronavírus |Reprodução.


Os primeiros a receberem o imunizante contra a Covid-19, em Crato foram os profissionais que atuam na linha de frente no combate a pandemia. Nesta terça-feira(26), um novo grupo prioritário começou a ser imunizado pela equipe de imunização da prefeitura.

Monsenhor Honor tem 90 anos, conhecido sacerdote da cidade faz parte desse grupo prioritário que são aqueles com mais de 75 anos.

O religioso nem precisou sair de casa para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, isso porque para se vacinar é necessário agendar via telefone para que a equipe de imunização realize a vacinação em domicílio. Assim Monsenhor Honor fez. Agendou e foi atendido.

Para avançar com a vacinação o município recebeu esta semana, uma segunda remessa com 1.405 doses do imunizantes, o que possibilitou a imunização de 18% do grupo prioritário.Até agora em todo município  1.212 pessoas  foram vacinadas.

AGENDAMENTO

A vacinação do novo grupo prioritário acontece através de sistema de tele agendamento. O idoso, responsável ou familiar liga para o telefone 0800 2801318, que é o número do Programa ‘Fique em casa, a saúde do Crato vai até você’ e fornece as informações (CPF, cartão do SUS, endereço e nome da mãe). Após o agendamento, uma equipe de vacinação vai até o domicílio para realizar a vacina.

A Coordenadora Especial da Vigilância Sanitária, Arlene Sampaio, lembra que a Equipe de Estratégia da Saúde, o PSF mais perto do idoso também está realizando o agendamento. “O idoso pode encaminhar o seu nome para o programa de saúde da família, para o posto de saúde,onde a equipe de lá também vai relacionar os idosos da área e vai encaminhar para a equipe da secretaria de saúde pra que coloque o nome desse idoso que será vacinado na rota”, explica. 


Paporeto