Crajubar se aproxima dos 3 mil vacinados após uma semana de imunização contra Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
0

 




Os municípios que compõem o Crajubar, após uma semana desde o início da vacinação contra Covid-19, já imunizaram ao todo 2.671 pessoas. As doses chegaram ao Cariri no último dia 18 de janeiro, tendo iniciadas as aplicações no dia seguinte, com Barbalha sendo a primeira das três cidades a aplicar o imunizante. A atualização é referente a dados entre este domingo (24) até esta segunda-feira (25), dia em que também chegaram novas doses da vacina na região, desta vez em lotes desenvolvidos pela Universidade de Oxford com o laboratório AstraZeneca.

Juazeiro do Norte

Juazeiro do Norte foi o que mais recebeu doses da vacina produzida pela chinesa Sinovac, com 3.106 ao todo. Destas, 921 já foram aplicadas em profissionais da saúde até o último domingo (24), sendo este valor apenas 30% da quantidade recebida. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesa), Entre os dias 19 e 23 de janeiro foram vacinados os profissionais da Unidade de Combate à Covid-19, da Unidade Sentinela, do Hospital Regional do Cariri, da UPA do Limoeiro, do SAMU e do Hospital Infantil Maria Amélia.

Durante esta semana, dos dias 25 a 29 deste mês serão vacinados os profissionais do hospital da Unimed, da Atenção Primária à Saúde, do Hospital Maternidade São Lucas, do hospital da Hapvida, da Clínica Santa Maria, do Centro de Nefrologia e dos laboratórios que fazem teste da Covid-19, os idosos residentes em Instituições de Longa Permanência e os Agentes de Endemias.

Conforme informado pela secretária de Saúde, Francimones Albuquerque, o processo de vacinação destes que fazem parte do grupo de risco deve ocorrer da mesma forma como procedido aos profissionais da saúde. A equipe da Sesa deve ir ao encontro destes, não sendo necessário o deslocamento para receber a aplicação das doses.

Crato

Até esta segunda-feira (25), Crato foi o município que mais aplicou vacinas em todo o Cariri. Ao todo, 1.086 imunizantes foram aplicados, representando 82,7% das 1.312 doses iniciais recebidas do Instituto Butantã.

A Secretaria de Saúde, desde o início da aplicação, informou que tem dado prioridade não só aos profissionais de saúde, como também aos idosos e trabalhadores das instituições de longa permanência. O município, inclusive, foi o primeiro a destinar a meta de vacinação a boa parte do grupo prioritário de vacinação da primeira fase de imunização definida pelo Ministério da Saúde.

Barbalha

Barbalha também tem cumprido a meta de vacinação quanto a aplicação das primeiras doses recebidas. Até esta segunda (25), foram aplicadas 664 doses em profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra o novo coronavírus, representando 80% das 825 doses iniciais da CoronaVac recebidas.

Fases de imunização

Fase 1

  • Profissionais da saúde;
  • Idosos com 60 anos ou mais que vivem em asilos;
  • Idosos com 75 anos ou mais;
  • Indígenas.

Fase 2

  • Idosos de 60 a 74 anos.

Fase 3

  • Pessoas com comorbidades.

Fase 4

  • Profissionais do salvamento;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Professores;
  • Policiais. 
       ( Badalo) 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)