Gabinete do senador Cid Gomes divulga balanço das atividades de 2020: aprovação do Fundeb, empreendedorismo e vitória eleitoral em Fortaleza e no interior

Blog do  Amaury Alencar
0

 



“Desde o início de 2020, o Senado, bem como a Câmara, soube ser ágil na aprovação de medidas, como o auxílio emergencial, para que a economia continuasse funcionando em meio à pandemia. Ajudando, sobretudo, as pessoas e os setores mais atingidos. Logo no início da pandemia, o senador Cid Gomes criticou a PEC do Orçamento de Guerra e defendeu a urgência na votação da ajuda a estados e municípios. Neste ano, o Senado também aprovou o Marco Legal do Reempreendedorismo, que ajuda micro e pequenas empresas de todo Brasil. 

Já no segundo semestre, foi aprovado no Senado um projeto relatado pelo senador Cid que prorrogou a ajuda da União a estados e municípios durante a pandemia e o senador Cid Gomes também relatou matéria que garantiu um empréstimo importante para o programa de saneamento e infraestrutura urbana da cidade de Juazeiro do Norte.

Na área de educação, o Senador defendeu a garantia de reajuste aos profissionais de educação através do PL 39/2020, e ainda ajudou a aprovar o adiamento do ENEM no ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19. O senador também relatou um projeto aprovado pelo senado que autoriza universidades a produzir e doar equipamentos no combate à COVID-19 e apresentou um projeto para barrar a tentativa do Ministro da Educação de nomear reitores, rompendo com a tradição de independência universitária no Brasil. 

No entanto, a principal conquista da educação pública foi o novo Fundeb. No final de agosto o projeto foi aprovado no Senado Federal e falamos um pouco sobre a importância de sua regulamentação. No entanto, a Câmara dos Deputados alterou o projeto incluindo repasse de recursos públicos para instituições privadas. O Senado se manteve firme e trabalhou fortemente para a manutenção dos recursos apenas para instituições públicas. E conseguimos!

Em 2020, ainda tivemos as eleições municipais, que sofreram os impactos da crise sanitária, mas que correram bem. No Ceará, com uma grande aliança política, o senador Cid Gomes coordenou a maior vitória do PDT no país, o que demonstra o acerto das políticas adotadas.

E quem planta trabalho colhe resultados. A priorização da educação levou o Ceará a mais uma vez dar o exemplo para todo o Brasil. E a dedicação e esforço fizeram o senador Cid Gomes ser escolhido, no ano de 2020, um dos cinco melhores senadores do Brasil no Prêmio Congresso em Foco.

Por fim, é importante lembrar que a pandemia não acabou. E corre o risco de se agravar com as festas de fim de ano. Por isso, todo o cuidado é pouco: distanciamento social, máscara e álcool em gel ainda são fundamentais. De qualquer forma, vamos celebrar o fato de que a ciência já apontou uma saída. Vamos abraçar, mesmo que virtualmente, os parentes e amigos.

Desejamos que 2021 seja para todos nós um ano de esperança! Esperança de que a pandemia acabe; de que nossas crianças e jovens tenham acesso pleno à educação e de que todos os brasileiros possam ter dias melhores, com oportunidades para construir um futuro mais promissor, com igualdade e justiça. E que possamos, juntos, continuar sonhando e trabalhando para transformar o Brasil!

Um abraço,

Gabinete do senador Cid Gomes

Senador Cid Gomes”  



Roberto Moreira 

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)