Governo Federal recorre à energia solar para instalar poços artesianos no Nordeste: CE ganha 98 unidades

Blog do  Amaury Alencar
0

 





O Ceará tem, entre os 9 estados do Nordeste, 98 dos 300 poços artesianos planejados pelo Governo Federal planejados para funcionarem com energia solar na Região Nordeste. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em uma parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), os poços são instalados em áreas em que a rede elétrica é mais distante do local da fonte construída para abastecimento de água da comunidade.

Segundo, ainda, o Ministério do Desenvolvimento Regional, o  Governo Federal ‘’tem utilizado painéis de energia solar e placas fotovoltaicas para fazer funcionar as bombas e sistemas e beneficiar a população’’.  O MDR destaca que desde 2019, 300 unidades com essa fonte de energia alternativa foram contratadas nos estados de Pernambuco (89), Ceará (98), Piauí (40) e Bahia (73) e já vêm sendo instaladas.

O Governo Federal calcula que a perfuração e a compra dos equipamentos dos poços têm um investimento, por meio de emendas parlamentares,  de aproximadamente R$ 8,2 milhões. Com essa ação, milhares de pessoas serão atendidas e poderão utilizar a água para o consumo, criação de animais e agricultura de subsistência.

SEGURANÇA HÍDRICA

 
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse que o objetivo dessa ação é garantir a segurança hídrica da população que mais precisa no Nordeste.

“Por orientação do presidente Jair Bolsonaro, temos superado os desafios para fazer a água, que é um bem tão precioso, chegar no semiárido nordestino. É um compromisso do Governo Federal e estamos empenhados, com estas e outras obras, em fazer com que essas famílias superem essa situação da seca que afeta a região há muito tempo”, ressalta o ministro.
 

O diretor-geral do DNOCS, Fernando Leão, define a parceria com o Ministério do Desenvolvimento como fundamental para ampliar a oferta de água destinada ao consumo da população:


“A parceria e o apoio do MDR estão sendo fundamentais para o sucesso dessas intervenções de resultado imediato no nosso seminário nordestino brasileiro, proporcionando a esses cidadãos uma infraestrutura hídrica para acesso à água”, observa Fernando Leão.
 
Segundo, ainda, o Ministério do Desenvolvimento Regional,  além dos poços que funcionam com energia solar, o Governo Federal já entregou outras 1.074 unidades que utilizam a energia elétrica na região do Semiárido. Os poços estão distribuídos em municípios dos Estados da  Bahia (367),   Rio Grande do Norte (199),   Piauí (114),   Alagoas (48),   Sergipe (70),   Pernambuco (148),  Ceará (55 ) e no norte de Minas Gerais (73).

(*)com informações do MDR

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)