Unidade de Saúde 2 fica localizada no Crato, oferta 13 especialidades médicas e deverá beneficiar um total de 262.271 moradores da região

O governador do Ceará, Camilo Santana, entregou a sexta Policlínica Regional, na Região do Cariri, e 20ª do Estado. A nova Unidade de Saúde 2 fica localizada no Crato, e vai atender oito municípios da Área Descentralizada de Saúde: Altaneira, Assaré, Crato, Farias Brito, Nova Olinda, Santana do Cariri, Tarrafas e Várzea Alegre, beneficiando um total de 262.271 moradores.

Camilo ressaltou a importância da policlínica para a região, um equipamento muito aguardado e que vai atender uma grande demanda do setor da saúde no Cariri. “A pandemia atrasou um pouco a entrega, mas agora passa a funcionar e já vem atendendo a população não só do Crato, mas também da dos municípios do consórcio. Estamos entregando mais um equipamento de saúde, e essa pandemia demonstrou a importância do Sistema Público de Saúde (SUS), e queremos cada vez mais fortalecer não só as parcerias com os municípios, mas também entregar equipamentos do Estado que atendam melhor a população”, explicou o governador.

Com a nova unidade de Saúde na Região do Cariri, aumenta para 20 o número de policlínicas regionais no Estado, seja na Região Metropolitana de Fortaleza e no Interior. Já existem policlínicas regionais funcionando em Baturité, Tauá, Camocim, Acaraú, Brejo Santo, Aracati, Itapipoca, Russas, Crateús, Quixadá, Caucaia, Sobral, Campos Sales, Pacajus, Barbalha, Tianguá, Icó, Iguatu e Limoeiro do Norte. Além dessas, a Capital possui mais quatro policlínicas.

Em todas essas unidades de saúde os moradores são consultados por médicos especialistas em cardiologia, traumato-ortopedia, urologia, mastologia, ginecologia, clínica geral, cirurgia geral, oftalmologia, otorrinolaringologia e gastroenterologia. As policlínicas tipo 2, no Crato, contarão também com especialistas em mais três áreas: neurologia, endocrinologia e angiologia.

“A porta de entrada do SUS é o posto de saúde, então o cidadão ou a cidadã vão no posto e muitas vezes o médico passa um exame cardiológico, uma mamografia, uma tomografia, e as pessoas às vezes não sabem onde fazer esses exames. Então a policlínica é exatamente para isso, não só para fazer os exames, mas também para acompanhar o tratamento. Aqui temos uma equipe de médicos e profissionais especializados”, ressaltou Camilo.

Entre os exames ofertados, além de mamografia, ecocardiograma, eletrocardiograma, audiometria, teste ergométrico, ultrassonografias e exames oftalmológicos, a população terá ainda acesso à tomografia computadorizada. Com o tomógrafo, o Governo do Ceará reduz o tempo de espera dos pacientes pelo exame, que contribui para a definição e para a qualidade do diagnóstico do tratamento das doenças.

Na policlínica regional no Crato, foram investidos em obras e equipamentos R$ 13.438.229,79, recursos exclusivamente do Governo do Ceará. Camilo Santana também informou que, a nova unidade da Policlínica que fica na Rua Vicente Alencar Oliveira, s/n, no bairro do Mirandão, em breve receberá também uma equipe do Programa Mais Infância Ceará, para acompanhar as crianças, como já é praticado em outros municípios.

O homenageado
Aderson Tavares Bezerra (1923-2012) introduziu os filhos de José Bezerra de Menezes no ramo de beneficiamento do algodão no Cariri. Estabelecido como comerciante na cidade de Crato, desde 1945, ao lado de seus irmãos Antônio e Leandro Tavares Bezerra. Em 1955, com a compra da filial da Sanbra – Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro S.A, no Crato, a unidade industrial abrigaria a conhecida Usina Irmãos Bezerra de Menezes. Nascia alí o embrião das empresas ligadas ao beneficiamento de algodão do Grupo Bezerra de Menezes que depois agregou outros empreendimentos, diversificando sua linha de atuação e gerando emprego e renda para o município de Juazeiro do Norte e do Cariri.




Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Colorlib