Várzea Alegre: Unidade Santa Maria tem avalição positiva no combate à Covid-19

Blog do  Amaury Alencar
A Secretaria de Saúde de Várzea Alegre fechou a primeira semana de atuação da Unidade Covid-19 Santa Maria comemorando resultados positivos no acolhimento e na recuperação de pacientes. 

Nesta primeira semana, oito pacientes foram recebidos na Santa Maria, sendo seis homens e duas mulheres. Na segunda-feira, 27, dois já tinham recebido alta médica e são considerados curados da covid-19. 

Ivo de Lima Araújo, de 37 anos, e Francisco Bezerra, os pacientes que passaram pela Santa Maria e estão recuperados, afirmaram ter encontrado apoio, amparo médico e incentivo para superar a covid-19. 

O secretário municipal de Saúde, Ivo Leal, informou que a Unidade Covid-19 Santa Maria cumpre a finalidade de ampliar o atendimento aos pacientes da covid-19 que necessitam de um local para atravessar o período de isolamento de forma adequada, evitando voltar para casa e espalhar a doença para suas famílias. 

Ele explicou que durante o tratamento na Santa Maria, os pacientes recebem assistência médica, medicamentos, serviços de enfermagem, assistência social, têm direito a seis refeições diárias, participam de atividades de lazer, têm acesso à internet e a tv por assinatura. 
O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder, destacou que a Santa Maria reforça todas as ações que o Governo Municipal tem adotado para combater a covid-19. Ele avalia a iniciativa como positiva, especialmente porque entrega aos pacientes um serviço de saúde humanizado e garante mais segurança sanitária para as famílias desses pacientes. 

Ivo Leal explicou que as internações na Santa Maria são para pessoas que testam positivo para a covid-19. Com o diagnóstico positivo, os pacientes passam por avaliação com um assistente social e uma ambulância os transportam até a Santa Maria, onde eles passam por avaliação médica e são internados. 

Os pacientes são avaliados periodicamente e passado o tempo de quarentena, após nova análise pelos profissionais de saúde e constatada a ausência de sintomas da doença, os pacientes recebem autorização para irem para suas casas.