“Não seremos nós que fecharemos as portas” diz Cid Gomes sobre possível aliança entre PT e PDT em Fortaleza

Blog do  Amaury Alencar
senador Cid Gomes, um das principais lideranças do PDT no Ceará, em entrevista ao Blog do Edison Silva, afirmou que seu partido ainda não fechou questão quanto à disputa eleitoral em Fortaleza, podendo ou não lançar o “cabeça de chapa”. 
“Queremos sinalizar que estamos abertos, e estar aberto não é impor. O candidato pode ser nosso, mas pode não ser”, disse o senador. Foto: Divulgação.

O pedetista, que participou do debate entre os pré-candidatos da sigla, na noite desta terça-feira (28), disse ainda que, passado esse momento de apresentação dos pretensos postulantes da agremiação, quer dialogar com o Partido dos Trabalhadores (PT).
Na noite de segunda-feira (27), o ex-ministro Ciro Gomes publicou vídeo em que afirma que dará apoio ao pré-candidato Elmano de Freitas, do PT, a prefeito no Município de Caucaia. Afilhado político de Luizianne Lins, Elmano já foi candidato a prefeito de Fortaleza em 2012, e a vice-prefeito em 2016. A sigla petista lançou, no mês passado, a deputada federal como pré-candidata na Capital.

Em entrevista coletiva virtual realizada, também na segunda-feira (27), Luizianne Lins afirmou que não há espaço para aliança com o PDT, neste momento, e apontou Ciro Gomes como causa desse impasse. Na ocasião, a pré-candidata chegou a chamar o pedetista de “enlouquecido”. “Aí ele [Ciro] em seguida faz uma declaração de apoio pessoal ao Elmano, que é ligado a ela”, lembrou Cid Gomes ao Blog.
“Acho que é uma demonstração do esforço para ver se é possível uma aliança. É impossível ter aliança em todo lugar, mas Fortaleza é simbólico. Vamos ver se caminhamos juntos em Fortaleza. Isso é um aceno do Ciro, que é citado por muitas pessoas do PT como uma pessoa hostil”, disse Cid.
Questionado sobre a possibilidade de o PDT abrir mão da cabeça de chapa, Cid afirmou que existem todas as possibilidades para se ter ou não. “Estamos nos preparando para a eleição. É difícil um partido que consiga elencar cinco nomes com qualidade no debate, preparo e talento que o PDT tem. Mas queremos sinalizar que estamos abertos, e estar aberto não é impor. O candidato pode ser nosso, mas pode não ser”, disse.
Segundo informou, ele conversou pessoalmente com o deputado federal José Nobre Guimarães, uma das principais lideranças do PT no Ceará, enquanto que o governador Camilo Santana abriu diálogo com Luizianne Lins. “Existem muitos interlocutores desejando o PT num segundo momento, quando tivermos um nome definido (no PDT). O PSB tem um nome definido, o Cidadania também. Então, numa segunda etapa, a gente deseja conversar com o PT. Se eles não quiserem, vai ficar claro que a decisão de ficar isolado é deles”, completou Cid Gomes.
“Estamos dando demonstrações de que queremos, aqui em Fortaleza, como referência para todo o Estado, fazer o máximo de esforço de união. Se não quiserem, muito bem. Não seremos nós que fecharemos as portas. Pelo contrário, estamos de portas abertas” – (Cid Gomes)
Oposição
De acordo com o senador, o processo de debate interno do PDT, entre os cinco pretendentes, que está sendo transmitido desde semana passada, não garante que o partido terá a cabeça de chapa. Durante a discussão desta terça-feira (28), o pré-candidato a prefeito pelo PSB, Élcio Batista, participou. O próximo será Alexandre Pereira, que está se colocando como pretenso candidato pelo Cidadania.
Tanto o PSB quanto o Cidadania já se comprometeram em estar juntos com o PDT, em Fortaleza, independente do nome que será escolhido.
Já o PT faz oposição à gestão do prefeito Roberto Cláudio desde janeiro de 2013. Vale salientar que é o chefe do Executivo Municipal, na condição de presidente da sigla pedetista, quem está à frente do processo de escolha interna do partido. 
EDISON SILVA JORNALISTA