Municípios do Cariri registram menores temperaturas do estado com 15°C e 17°C

Blog do  Amaury Alencar
Dois municípios do Cariri figuraram entre as menores temperaturas do estado nas últimas 24 horas. A mais baixa do Ceará foi registrada em Barro, sendo a mínima extrema de 15,4°C. A terceira menor temperatura ficou com Barbalha, alcançando 17,5°C.
Crajubar amanhece com chuva; veja volumes do último dia
    Foto > George Wilson 
Tianguá, fora do Cariri, esteve em segundo, com 16,6°C. As informações são da rede de Plataforma de Coleta de Dados mantida pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, além do fato de estarmos no período do inverno do hemisfério, outros fatores com altitude e condições meteorológicas atuais acabam colaborando para a variação na temperatura.
“Em Barbalha e Barro, localizado no Cariri, contribuíram para o registro de temperaturas mínimas extremas a maior perda radiativa ao longo da noite, devido a ausência de nuvens. Assim, com maior perda radiativa, as temperaturas mínimas, que são aquelas registradas próximo às 6h da manhã, são mais baixas. Em Tianguá, soma-se a essas causas, o fato de estar localizado em região de serra, com maior altitude”, explica a especialista.
Badalo