Juazeiro do Norte passa Sobral e vira segunda cidade do Ceará com maior número de casos da Covid-19

Blog do  Amaury Alencar

Nesta quarta-feira (29), Juazeiro do Norte se tornou a segunda cidade com mais casos da Covid-19 no Ceará, com 10.366 confirmações, segundo boletim municipal, perdendo apenas para Fortaleza, que já passou dos 42 mil casos, segundo dados do Integrasus, plataforma mantida pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Hospital de Campanha de Juazeiro do Norte já tem pacientes internados
 Foto > Carlos Lourenço 
Até a contagem da terça-feira (28), Sobral era a segunda cidade com maior número de casos, tendo 10.209, segundo dados do próprio município, enquanto a capital do Cariri tinha 10.093. Com 273 novas confirmações registradas na quarta-feira, Juazeiro do Norte passou Sobral, que registrou apenas 53 novas confirmações contabilizando 10.262 casos.
Na região norte, onde Sobral está inserida, o plano de reabertura econômica está avançando, visto que, segundo o Governo do Estado, o pico de infecções já foi superado. Já no Cariri, a realidade é diferente, e apesar da expectativa estadual de o ponto máximo já ter sido superado, o plano de retomada ainda não avançou, e o número de novos casos diários segue alto.
Ainda nesta quarta-feira, Juazeiro do Norte, confirmou mais três óbitos por coronavírus, somando 220 mortes pela doença. Dos 10.366 casos, há 92 hospitalizados, 3.920 em isolamento domiciliar e 6.134 que já estão recuperados. Dezessete pessoas são casos suspeitos que aguardam os resultados dos exames.
Segundo os indicadores do Integrasus, a cidade apresenta 71,29% de ocupação em leitos de UTI e 57% em enfermaria, com casos mais leves da doença. O novo hospital de campanha do município ainda não consta no sistema.
*Os dados municipais divergem para mais em relação aos do Integrasus pela maior rapidez de contabilização no município em relação do Estado. Com isso, no sistema da Sesa ainda constam dados mais antigos das cidades de Juazeiro do Norte e Sobral* 
Badalo