Cidades do Cariri têm a maior taxa de transmissões de Covid-19 do estado.

Blog do  Amaury Alencar


A Região do Cariri concentra quatro das dez cidades com maiores taxas de Reprodução Efetiva (RT) de Covid-19 no Ceará. Altaneira, a 484 km de Fortaleza, é a cidade com o maior fator, registrando infecção de 2,87. O índice é quase três vezes maior do que o da Capital cearense, atual epicentro da doença no Estado. Por lá, o índice de reprodução é de 0,88. As informações foram calculadas a partir da atualização mais recente do IntegraSUS, publicada às 8h57 desta terça-feira (7).


Considerado importante para a execução do Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais, o índice de Reprodução Efetiva de Casos (RT) calcula para quantas pessoas saudáveis um infectado pode transmitir a doença. Ele é considerado baixo se o indicador estiver entre 0 e 0,5; médio quando está entre 0,5 e 1 e alto se a doença registra transmissão acima de 1.

Outros três municípios da região caririense estão entre as dez maiores taxas de transmissão. Aparecem no ranking o município de Granjeiro (2,69), com a segunda maior reprodução do Estado, seguido de Tarrafas (2,59), no terceiro lugar. Penaforte ocupa o sétimo lugar, com índice de 2,35. 

G1 CE