Terceira fase da pesquisa do Ibope sobre Covid-19 começa nesta quinta-feira (18) em Juazeiro do Norte

Blog do  Amaury Alencar
Terá início nesta quinta-feira (18), em Juazeiro do Norte, a 3ª fase da pesquisa “Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional”, que está sendo realizada em 133 municípios do país. O estudo, apoiado financeiramente pelo Ministério da Saúde e coordenado pela Universidade Federal de Pelotas, está sendo executado pelo Ibope.
Pesquisadores brasileiros desenvolvem testes rápidos de baixo custo para Covid-19 
Foto > Ueslei Marcelino 
A 3ª fase acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho. A metodologia consiste na aplicação de um questionário sobre a existência de doenças preexistentes e possíveis sintomas da Covid-19 nos últimos 30 dias e realização de um teste sanguíneo rápido por punção digital.
Todas as pessoas abordadas na pesquisa serão informadas sobre os objetivos do estudo, riscos e vantagens. O material e as informações só serão coletados após assinatura do termo de consentimento. Os entrevistadores utilizarão os equipamentos de proteção individual (EPIs) e serão identificados por meio de um crachá.
O objetivo do estudo é avaliar como o coronavírus se propaga pelo país e a partir disso criar estratégias mais precisas para o combate da pandemia, além de ações e programas de prevenção.

Badalo