Comércio de Várzea Alegre entrará em fase de transição para reabertura na segunda-feira

Blog do  Amaury Alencar

A flexibilização das atividades comerciais de Várzea Alegre pode acontecer a partir de segunda-feira, 22. O assunto foi pauta de duas reuniões do prefeito Zé Helder com comerciantes e com o gabinete de crise, criado para gerenciar as estratégias de combate ao novo coronavírus.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas andando, sapatos, céu e atividades ao ar livre

Segunda-feira, 16, era o prazo final do decreto municipal com medidas mais rígidas. Mas, após avaliação, as medidas foram mantidas até a tarde de sábado, dia 20, com barreiras sanitárias nas entradas e saídas da cidade e bloqueio das ruas do centro.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, motocicleta e atividades ao ar livre


O prefeito Zé Helder destacou que a proposta é alinhar o decreto municipal com o decreto do governo do estado, com o município entrando numa fase de transição para a reabertura das atividades comerciais.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

As regras para essa fase de transição, de acordo com o prefeito, serão divulgadas por decreto, na segunda-feira, 22.

O prefeito deixou claro que todos os números serão avaliados, inclusive a capacidade de atendimento da população. Ele destacou que essa capacidade de atendimento será ampliada no Hospital São Raimundo de 10 para 18 leitos, e que o governo atua para abrir o Santa Maria, que dará suporte às pessoas acometidas pela covid-19 que precisem de isolamento e cuidados.

Segundo Zé Helder, a secretaria de Saúde aumentará a testagem, o que facilitará o controle dos infectados, possibilitando preservar pelo isolamento social dos acometidos pela covid-19, os grupos de risco, como os idosos.

Zé Helder pontuou que ficou combinado que a transição para a reabertura gradativa do comércio será de duas semanas e caso não dê certo, haverá recuo dessa ação. “Ficou combinado para que fosse feita [a transição] em duas semanas. Se por acaso a gente vê que a transição, essa flexibilização, não deu certo, a gente tem o poder de mudar esses decretos”, disse.

O prefeito disse que do Gabinete de Crise foi criada uma equipe que acompanhará essa fase de transição. Ele pediu colaboração e consciências das pessoas, dos empresários para que cumpram as regras que estarão no decreto.

Zé Helder alertou que essa fase de transição será importante para os passos seguintes à retomada das atividades comerciais, e como não há estrutura de policiamento nem de equipes de vigilância para fiscalizar o cumprimento do decreto, o povo, os comerciantes é que serão responsáveis por cumprir e colaborar para que os outros cumpram para poder avançar nessa fase.

O prefeito fez mais um alerta, afirmando que essa reabertura será gradativa e que o serviço delivery deverá ser mantido e incentivado pelas empresas. “Mesmo que o comércio esteja aberto, não há necessidade de a pessoa sair de casa. Ela pode, naturalmente, pedir pelo telefone receber em casa, de forma mais cômoda e mais segura”, disse.
Zé Helder agradeceu aos empresários e comerciantes de Várzea Alegre pelo comportamento pacífico e ordeiro durante esses quase 90 dias com a maioria das atividades paradas.
A presidente da CDL, Mazé Cavalcante, agradeceu ao prefeito Zé Helder por ouvir a demanda dos comerciantes. “O prefeito Zé Helder mostrou-se solícito diante das nossas reivindicações e pediu só que aguardássemos a reunião que aconteceu ontem junto ao comitê de enfrentamento ao covid-19. Então, na reunião do comitê, por unanimidade os membros votaram a favor da retomada gradual do comércio a partir do dia 22 de junho, mas começando a reabertura pela fase de transição. Realmente será uma reabertura gradual, portanto até o dia 21 permaneceremos ainda no aguardo. Nós somos conscientes. Ele disse que com essa retomada gradual, nós precisamos trabalhar de forma diferente. Vamos nos deparar com um novo normal no varejo com todos os cuidados e seguindo todos os protocolos na saúde” - destacou Mazé Cavalcante.