Governo implanta atendimento remoto para quem está com dificuldades de receber seguro-desemprego

Blog do  Amaury Alencar


Na fila do desemprego
Na fila do desemprego (Foto: Reprodução/Facebook)
Com a pandemia causada pela Covid-19, muitos trabalhadores de todo o País perderam seus empregos. Agora, os desempregados enfrentam outro transtorno para conseguir o seguro-desemprego, conforme informações do Portal G1. Com o fechamento das Superintendências Regionais do Trabalho, os pedidos para receber o benefício estão sendo feitos online, por meio do site e do aplicativo, por exemplo.

Algumas pessoas têm se queixado, porém, da impossibilidade de concluir o pedido no site e no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital”. Também há dificuldades para obter informações pela central 158.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho informou ao G1 que as Superintendências Regionais do Trabalho estão prestando auxílio por e-mail aos segurados que encontram problemas na realização da solicitação pelo site ou pelo aplicativo.

No Ceará, o e-mail é trabalho.ce@mte.gov.br. Em cada unidade da Federação é preciso trocar a sigla do estado para a do local desejado. Para Minas Gerais o contato é trabalho.mg@mte.gov.br , por exemplo. No Rio de Janeiro é trabalho.rj@mte.gov.br e assim por diante.

Ainda de acordo com a secretaria, está em andamento a contratação emergencial de ampliação das posições de atendimento da central Alô Trabalho 158. O congestionamento da linha é apresentado como justificativa para as dificuldades encontradas pelas pessoas para obter informações por telefone.
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho ressalta que o seguro-desemprego pode ser solicitado online, sem a necessidade de comparecimento a unidades de atendimento presencial.

Veja como solicitar o seguro-desemprego online:
- Solicite o seguro-desemprego pelo site oficial 
- É possível também solicitar pelo aplicativo para celular "Carteira de Trabalho Digital", disponível para iOS e Android.
- Se o usuário estiver com problemas no login e senha, a orientação é acessar o canal de atendimento do Governo 

- Os serviços relacionados à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, como carteira de trabalho, seguro-desemprego e denúncias ou orientações trabalhistas, também podem ser acessados pela internet, na página oficial do governo
- É possível ver detalhadamente cada um destes serviços na página da Secretaria do Trabalho
- Além do 158, cada uma das 27 superintendências regionais têm os e-mails de atendimento citados acima


o Povo