Pelo menos 85 países
fecharam escolas em todo o território para tentar conter a disseminação
do novo coronavírus. A medida teve impacto em mais de 776,7 milhões de
crianças e jovens, segundo a Organização das Nações Unidas para
Educação, Ciência e Cultura, Unesco.
Falando à ONU News, de Bruxelas, o
representante da agência na ONU e em Organizações Internacionais,
Vincent Defourny, disse que a agência atua junto das autoridades na
implementação desse tipo de programas.
“A Unesco aconselha a aliviar o impacto
sobre o currículo escolar de várias formas. A primeira coisa é fazer o
uso mais extensivo possível de todos os recursos a distância, que podem
ser pela internet, pela rádio, pela televisão e todas as formas que
permitem aprender e manter contato com a aprendizagem a distância.”
Cerca 15 nações fecharam as escolas de forma
parcial. Se a medida for implementada, em nível nacional, deixará mais
centenas de milhões de alunos sem aulas. Defourny disse que é preciso
conciliar esta decisão a cada realidade.
“Nesse contexto é muito importante também
manter um vínculo com os alunos, criar comunidade e criar um sentido de
pertença que seja importante tanto para os alunos como para os
professores e para a comunidade. Por isso é muito importante que a
estratégia de cada professor seja adaptada à circunstância do país e à
circunstância da sua turma. Por isso, o currículo será revisado. Mas
damos a possibilidade de manter esse vínculo de aprendizagem e de
trabalhar a distância da melhor forma possível.”
Continuidade
Como parte das medidas para tentar retardar a
propagação do novo coronavírus, a agência apoia ações para minimizar
perturbações no sistema de educação e facilitar a continuidade do
aprendizado, especialmente para os mais vulneráveis.
Uma reunião virtual com ministérios da
Educação dos países afetados e preocupados em garantir meios
alternativos de aprendizado para crianças e jovens juntou 73 países,
incluindo ministros e vice-ministros.
Os temas discutidos na semana passada
incluem a ajuda para preparar e implantar soluções de aprendizado à
distância e de forma inclusiva, experiências e recursos digitais para
abrir oportunidades a mais alunos sem grandes custos.
A agência incentiva plataformas de
aprendizagem para apoiar a continuidade das aulas sem afetar o currículo
local, parcerias para educação a distância e acompanhamento global de
escolas e dos alunos afetados.
Oportunidades
A Unesco destaca que o encerramento das
escolas, mesmo que seja de forma temporária, traz um custo social e
econômico alto. Os mais favorecidos ficam com menos oportunidades para
crescer e desenvolver.
Na área de nutrição, muitos menores ficam
sem alimentos a que têm acesso na escola. Os pais com limitações para
que os filhos acompanhem o aprendizado a distância podem sofrer com a
falta de acesso a ferramentas digitais.
A Unesco aponta que vários menores também podem ter maior exposição a comportamentos de risco ficando sozinhos em casa.
Agência Brasil