Trabalhadores da cultura entregarão online reivindicações aos prefeitos de Crato, Juazeiro e Barbalha

Blog do  Amaury Alencar

 
A previsão é que o movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores da Cultura do Cariri encaminhe online, nesta quarta-feira (01), para os prefeitos, secretários de cultura e presidentes das câmaras municipais das cidades de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, a carta com propostas de enfretamento da crise econômica na cultura, na região do Cariri, provocado pela pandemia do Coronavírus.
 
 Músicos e artistas do Cariri querem gravar CD para ajudar Raimundo ...
 Foto >  Gazeta do Cariri
 
 O documento apresenta 7 pontos que vão desde realização de editais emergenciais no moldes do que será realizado pelo Governo do Estado do Ceará, até a distribuição de cestas básicas. 
 
O movimento também está realizando de forma independente o Kuariritena Festival, o evento com plataforma online, que possibilitará apresentações musicais, cênicas, performances, debates e oficinas, a partir da própria casa do artista. Essa é uma das alternativas que vem sendo encontrada pelos artistas no país para fazer circular a sua produção.
 
 O Festival será financiado pelo público, a partir de Vakinha, modalidade de financiamento coletivo bastante usado pelos segmentos da cultura. 
 
O movimento de trabalhadoras e trabalhadores da cultura do Cariri reúne representantes de coletivos, grupos da tradição popular, conselhos de políticas culturais, bandas, companhias de artes cênicas, produtores cultuais, técnicos e artistas de diversas linguagens. 
 
Para o movimento é urgente respostas imediatas do poder público para minimizar os impactos provocados na economia da cultura. As reivindicações envolvem outras pastas, além da secretarias municipais da cultura. 
 
Vakinha virtual
Instagram: @kuariritena_festival