PDT aciona medida cautelar contra Bolsonaro para que ele seja posto em quarentena preventivamente

Blog do  Amaury Alencar


PDT aciona medida cautelar contra Bolsonaro para que ele seja posto em quarentena preventivamente após desrespeitar as medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante protestos do último dia 15
PDT aciona medida cautelar contra Bolsonaro para que ele seja posto em quarentena preventivamente após desrespeitar as medidas de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante protestos do último dia 15 (Foto: Sergio LIMA / AFP)
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) entrou na Justiça com uma medida cautelar contra o presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) devido aos atos dele durante as manifestações a favor de seu governo e contra o Congresso Nacional, que ocorreram nesse domingo, 15. A medida acusa o presidente de colocar em risco a saúde dos cidadãos brasileiros, após desrespeitar medidas de segurança protocolada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O processo tramita em caráter de urgência e exige que Jair Bolsonaro seja posto em quarentena preventivamente.

Segundo o documento, Jair Bolsonaro falhou com seu dever de zelar pela saúde pública. De acordo com a argumentação do processo, é dever de Bolsonaro priorizar a “redução dos danos da pandemia que já apresenta quadro de epidemia no Brasil. Não se trata do cuidado com a sua saúde individual, mas com a responsabilidade compartilhada de estar inserido em uma comunidade”

Bolsonaro compareceu às manifestações e falou, cumprimentou e tocou em diversos apoiadores sem máscaras ou nenhuma outra medida preventiva. O ato do presidente foi considerado pelo PDT como “mesquinha” e de um “menoscabo tamanho”. A acusação do PDT se pauta pelo fato de que, até esta segunda-feira, 13 pessoas que viajaram junto com o presidente durante sua viagem para Miami para encontrar o presidente Trump, já foram infectadas com o novo coronavírus. Anteriormente, Jair Bolsonaro chegou a pedir que os apoiadores não fossem ao ato,.

Bolsonaro chegou a afirmar que a pandemia de coronavírus não era tão grave como a imprensa estava noticiando. Ele considerou como “extremismo” e “histeria” as medidas sugeridas pela OMS. No processo, o PDT reforça que o isolamento da quarentena não impediria que o presidente cumprisse com seus deveres administrativos, tendo em vista que o presidente: “é adepto do expediente de realização de lives e divulgação de posicionamentos presidenciais por meio de vídeos a serem lançados nas redes sociais”


o Povo