Com recurso do Fundo Estadual de Cultura (FEC), Secult publica o Edital Festival Cultura DendiCasa para seleção de 400 projetos

Blog do  Amaury Alencar


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) publicou nesta terça-feira, 31/3, o Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo. Voltado para fomentar os conteúdos artísticos para difusão em plataformas digitais e canais de comunicação diversos, o edital é Uma ação do governo do Estado, com investimento do Fundo Estadual de Cultura (FEC) de R$ 1 milhão para seleção de 400 projetos, no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) cada. O edital e seus anexos estão disponíveis no site: www.editais.cultura.ce.gov.br . As inscrições são online e gratuitas, feitas exclusivamente pelo site citado, seguindo abertas até o dia 10 de abril de 2020.


As Cores da Bandeira, livro de Fabiano Piúba, é lançado durante a ...
Os conteúdos artísticos irão compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais e meios de comunicação diversos, no período de abril a junho de 2020, como meio de promoção e movimentação da economia artística, criativa e cultural do Estado, no contexto do estado de emergência de enfrentamento do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais do Ceará.

O Edital é uma ação que visa amenizar o impacto social e econômico do novo Coronavírus nas vidas e na programação de grupos e artistas. Representa um o incremento da economia da cultura, e irá gerar visibilidade para a produção artística cearense, além de oferecer alternativas culturais à população neste período de restrições estabelecidas pelo o Decreto nº 33.510 de 16 de março de 2020, que decreta situação de emergência em saúde e dispõe sobre medidas para enfrentamento e contenção da infecção humana pelo novo Coronavírus e o Decreto nº 33.519 de 19 de março de 2020, que Intensifica as Medidas para Enfrentamento da Infecção Humana pelo Novo Coronavírus que, dentre suas medidas, estabelecem o fechamento de equipamentos culturais públicos e privados, interferindo diretamente na vida e no calendário artístico dos trabalhadores da cultura.

“Esta é uma ferramenta estratégica para fomentar a economia artística, criativa e cultural em nosso estado. O processo de criação artística é algo perene que requer canais permanentes para a difusão. Se estamos com nossos teatros e centros culturais temporariamente fechados, podemos fomentar a circulação de conteúdos artísticos nas mais variadas plataformas digitais e canais de comunicação. A arte e o artista não param. Com esse edital, estamos fomentando a inventividade dos próprios artistas, agora, em suas redes sociais, relacionando-os com uma programação virtual dos equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, mas, sobretudo, conectando a criação dos artistas do Ceará com o mundo, a partir de suas casas”, enfatiza o secretário da Cultura, Fabiano Piúba.

O Edital contemplará a seleção de projetos culturais e artísticos nas mais diversas linguagens artísticas, como Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Fotografia; Humor e Comédia; Literatura; Música; Teatro; Moda; Gastronomia; Cultura Popular e Tradicional; Produção cultural: eventos e festivais de artes em plataformas digitais; Formação: oficinas virtuais de criação, produção e de técnicas artísticas e culturais e de gestão e empreendedorismo cultural. O Edital é aberto à inscrição de propostas de conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, desde que sejam possíveis sua veiculação em plataformas digitais como apresentações, performances, seminários, aulas, intervenções, dentre outros. Serão selecionados somente conteúdos de classificação etária Livre, destinados a todos os públicos.

Quem pode participar

Poderão se inscrever somente pessoas físicas, com idade igual ou maior que 18 anos, residentes e domiciliadas no Estado do Ceará e com atuação no campo artístico cultural há pelo menos 2 anos, na condição de autor e/ou responsável pela proposta inscrita. Pessoas físicas podem inscrever propostas de produção de conteúdos como representante de grupos e coletivos culturais dos quais são integrantes.

Cada proponente poderá inscrever apenas uma proposta, mas as pessoas de um mesmo coletivo podem inscrever projetos diferentes, assim como uma pessoa pode aparecer em mais de um projeto, desde de que não seja proponente em mais de um.

Acessibilidade

O Edital Festival Cultura Dendicasa reserva a cota de 10% (dez por cento) das propostas para  proponentes pessoa física com deficiência (PcD) participe da produção do conteúdo ou ainda para projetos submetidos por qualquer pessoa física, mas com conteúdo acessível, dirigido ao público com deficiência, nos termos do Decreto Nº 3.298/99.