Antonina do Norte: Presidente da Câmara apresenta denúncia ao executivo sobre negligência de médico plantonista a paciente idoso e secretaria de saúde pune profissional.

Blog do  Amaury Alencar


O Presidente da Câmara de Antonina do Norte, Ceará, vereador Orlando Rufino, no uso de suas atribuições legais apresentou ao executivo municipal denúncia formal contra o médico Dr. Ricardo Oliveira Alexandre, por abandono de plantão e por negar atendimento em situação de urgência e emergência.

Conforme a denúncia apresentada, nesta segunda-feira, 30, por volta das 6h30, no Hospital Municipal de Antonina do Norte, o parlamentar chegou naquela unidade saúde buscando socorro para seu tio, o paciente Lourival Rufino de Oliveira, 68 anos de idade, residente em Agrovila Mamoeiro, zona rural deste município.
Na oportunidade, o paciente apresentava dores abdominais severas, e ao chegar ao hospital foi informado que o médico plantonista era o Dr. Ricardo Alexandre, e neste sentido foi realizado a triagem pela enfermeira para posterior atendimento, conforme a ficha.
Ao final da triagem, o médico plantonista denunciado informou que iria tomar banho e logo sairia para prestar atendimento. Porém, para surpresa geral, após asseio, mesmo diante das fortes dores do paciente idoso e do apelo da família para prestar o atendimento, o referido médico se negou a socorre-lo, alegando que o horário de seu plantão logo iria se encerrar e que esperasse o próximo médico de plantão para atende-lo, porém  que receberia o plantão ainda não tinha chegado aquela unidade hospitalar, ou seja, o paciente ficou jogado a própria sorte.
Segundo a denúncia, o médico Dr. Ricardo teria informado ainda que  seu plantão iria ate as 7 horas e que não iria atendedê-lo independente do motivo.
Ainda conforme a  denuncia, o médico que se recusou fazer o atendimento ao idoso, estaria infringindo o disposto nos artigos 8º e º do código de ética médica. E ao deixar de atender em setores de urgência e emergência quando for de sua obrigação faze-lo, expondo em risco a vida de pacientes, infringiu o disposto no Art. 7º do mesmo diploma.
ENCAMINHAMENTOS
Diante do exposto, o presidente do legislativo municipal de Antonina do Norte, Orlando  Rufino, solicitou instauração de processo administrativo para a apuração das irregularidades pelo médico Ricardo Oliveira Alexandre, com a consequente aplicação das sanções legais.
A referida representação será encaminhada ao Conselho Regional de Medicina e a  Corregedoria Municipal pra a adoção das medidas cabíveis.

PUNIÇÃO
A Secretaria de Saúde de Antonina do Norte, por meio do secretário Gilberto Rodrigues Sampaio, apresentou nesta terça-feira, 31, uma nota de esclarecimento a população antoninense, referente ao caso, e destaca que ao tomar conhecimento do fato e por considerar  que o serviço público de saúde é essencial e disponível a todo cidadão, e devido ao fato, o profissional de saúde responsável pelo ato, foi afastado imediatamente de suas funções, e que de forma alguma a secretaria compactua com a conduta e incoerência do mesmo.
Ainda segundo a nota do secretário municipal, ressalta que em caso de inobservância da prestação de serviços de saúde  pública, a população deve denunciar diretamente na secretaria municipal de saúde, para que providências legais sejam tomadas.
Por Flaviano Oliveira - repórter.