Aluno do IFCE de Tauá compõe equipe que conquistou o 3º lugar na Maratona Universitário Empreendedor

Blog do  Amaury Alencar

Clique para Ampliar

O estudante Ítalo Oliveira, do curso superior de Tecnologia em Telemática do IFCE de Tauá, integra a equipe que conquistou o terceiro lugar na Maratona Universitário Empreendedor, uma competição de negócios inovadores promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Ceará. Além dele, a equipe conta com universitários da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Russas, da Estácio e do Centro Universitário Fametro. A final aconteceu na última quinta-feira (28).

O projeto do grupo foi o Módulo Integrador de Educação Personalizada (MIEP), uma startup na área educacional que buscar proporcionar uma nova experiência nos estudos com o uso da inteligência artificial, levando em consideração características particulares dos estudantes para aumentar a taxa de aprendizado. A ferramenta pretende atender escolas públicas e privadas a partir da integração do módulo em seus sistemas escolares. 

Agora, o Sebrae ofertará à equipe orientações e capacitações para fazer a prototipagem e a validação do modelo de negócio, além de articular o aporte financeiro.

A Maratona Universitário Empreendedor aconteceu em três etapas e reuniu estudantes de cursos superiores de vários municípios do Estado. Durante esse processo, os participantes contaram com mentorias de consultores especialistas na área do empreendedorismo para estruturar e aprimorar as ideias iniciais de negócios. "Foi uma experiencia muito boa e enriquecedora. A gente conheceu pessoas novas e foi onde a MIEP nasceu", conta Ítalo.

O professor Aureliano Ximenes acompanhou a jornada do estudante tauaense e diz que o prêmio representa a confirmação de que o campus está no rumo certo do empreendedorismo e da inovação. Ele relembra que o potencial empreendedor do jovem foi despertado em 2017 e que, de lá para cá, Ítalo desenvolveu projetos e participou de eventos como o I Fórum Integrador do IFCE, no qual foi finalista, o I Pitch Day do campus e o programa Corredores Digitais 2019.

O IFCE conquistou ainda o primeiro lugar da competição, com equipe do campus de Maracanaú, e o segundo lugar, com equipe do campus de Limoeiro do Norte.

Site: IFCE/Tauá