Santana do Cariri festeja 134 anos de emancipação política neste dia 25

Blog do  Amaury Alencar

               
O hoje Município de Santana do Cariri chamou-se primitivamente Brejo Grande, local habitado pela tribo nativa dos guerreiros denominados Buxixés, Tapuias que dominavam , além do Araripe terras limítrofes de Pernambuco.Possui o título de "Capital Cearense da Paleontologia"
 
 Resultado de imagem para fotos cidade santana do cariri
 foto : Internet
Suas origens remontam ao final do Século XVII, quando os irmãos João Alves Feitosa e José Cavalcante, procedentes da Casa da Torre (Bahia), requereram e obtiveram terras nas margens do Riacho Brejo Grande.
 
 Resultado de imagem para fotos cidade santana do cariri
foto : Globo. com
Diante das condições geologicamente favoráveis, não somente com relação à pecuária, mas sobretudo à agricultura, houve rápido desenvolvimento do reduto, atraindo novos moradores para a região, com o afluxo de moradores, foi erigida uma capela sob a invocação de Senhora Santana, no mesmo local da atual Matriz.
 
 Resultado de imagem para fotos cidade santana do cariri
 Foto : Internet
Santana do Cariri também já foi chamada de Brejo Grande, Santana do Araripe, Santana do Cariry, Santanópole e finalmente voltou à denominação tradicional em 22 de Novembro de 1951, chamando-se Santana do Cariri.
O município tem como símbolo religioso Senhora Santana, bem como a jovem Benigna Cardoso da Silva, mais conhecida como heroína da castidade. 

 Resultado de imagem para fotos cidade santana do cariri    


  Foto : Badalo








Destaca-se por possuir um vasto sítio paleontológico, onde já foram descobertas várias espécies de animais extintos. Abriga o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri,  o Casarão Cultural Felinto da Cruz Neves e Generosa Amélia da Cruz 1ª mulher prefeita de Santana, 1ª do Ceará e 2ª do Brasil. 
Igreja matriz de Senhora Sant'Ana" centenária e em estilo neo clássico, Pontal da Santa Cruz a 750m de Altitude acima do nível do mar com mirante e restaurante na Chapada do Araripe. 

 Resultado de imagem para fotos cidade santana do cariri
   Foto : Internet
  
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA
 
Distrito criado com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei provincial nº 124, de 26-08-1838, subordinado ao município de Assare. Elevado à categoria de vila com a denominação de Santana do Brejo Grande, pela lei provincial nº 2096, de 25-11-1885.


25 DE NOVEMBRO

HOJE É FERIADO MUNICIPAL em Santana do Cariri.

HOJE ACONTECE TAMBÉM o encerramento da Paleofesta realiza neste ano pela prefeitura municipal com várias ações e vasta programação.

O prefeito Pedro Henrique faz  pronunciamento  na Rádio Educativa Vale do Buriti. E às 19 horas uma Missa será celebrada pelo Padre Paulo Lemos, em Ação de Graças pelo aniversário do município na Matriz de Senhora Sant´Ana.