Festival Lula Livre chega o Cariri em dezembro

Blog do  Amaury Alencar
Após decisão da Justiça Federal, que determinou a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 8 de novembro, uma das mais emblemáticas figuras políticas do país é homenageado no evento intitulado “Festival Lula Livre”, no qual reúne eleitores e simpatizantes do petista em defesa da arte e da cultura, e principalmente de sua liberdade.

 Festival Lula Livre chega o Cariri em dezembro

O evento, que teve sua primeira edição no Recife no último domingo (17), está previsto para ocorrer em Juazeiro do Norte no próximo dia 8 de dezembro, mas ainda sem confirmação da presença de Lula.

Com proposta de ser totalmente aberto ao público, o festival está sendo organizado por um grupo de voluntários que pretendem realizar este encontro aberto a comunidade, com participação de movimentos sociais da região, sindicatos e apresentações de artistas locais e demais nomes que possam agregar a realização deste.

O evento está marcado para ocorrer na Praça José Geraldo da Cruz, conhecida como Praça das Caçimbas, no bairro Franciscanos em Juazeiro do Norte, a partir das 18h. Até o momento estão confirmadas atrações como Dex Tape, Negra Lu, Xanas Recitam Xanas, a poesia de Bruno D’almeida, a Dj Mônica Vitoriano, e demais artistas que estão ainda em negociação.

Inspirado em eventos e manifestações durante o período em que o ex-presidente esteve preso na sede da Polícia Federal em Curitiba, e também na primeira edição do festival na capital pernambucana ocorrido após sua soltura, o Festival Lula Livre torna possível um espectro de ênfase a luta dos direitos do trabalhador e destaque aos movimentos sociais.
“Aqui nós temos pessoas muito engajadas com a defesa dos direitos humanos e pela democracia. E dar o palco para o povo é fazer a política pela base, como deve ser”, afirma a estudante de Psicologia e integrante da organização do evento, Macêdonia Bezerra.
Ela destaca que o evento antecede a celebração da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e como membro da comissão de Direitos humanos do conselho regional de Psicologia e também ativista na frente de mulheres do Cariri, acredita que o evento será um momento de defesa da liberdade.

Segundo ela, a presença de Lula ainda não pode ser confirmada, pois o mesmo ainda não divulgou agenda pelo Ceará este ano, mas articulações estão sendo feitas para que possa haver esta possibilidade. A primeira edição em Recife reuniu diversas atrações musicais, manifestações culturais e contou com a presença do ex-presidente e também do candidato a presidência nas últimas eleições, Fernando Haddad.

Serviço

Festival Lula Livre
Data: 8 de dezembro de 2019
Local: Praça José Geraldo da Cruz (Praça das Caçimbas) – Juazeiro do Norte/CE
Horário: 18h   


Badalo