A Câmara dos Deputados promoverá, às 9 horas da próxima terça-feira, no auditório Nereu Ramos, uma audiência pública sobre o tema “Uma nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional: o Recorte Regional em discussão”. O objetivo é discutir a necessidade de uma política nacional de desenvolvimento que contemple as especificidades regionais, bem como reiterar o papel do Banco do Nordeste.
A audiência, que será realizada pela Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara, a partir de uma iniciativa da Associação dos Funcionários do BNB (AFBNB), reunirá trabalhadores do BNB – representantes de Base da Associação, além de parlamentares, técnicos e demais interessados na matéria.
Como palestrantes foram convidados o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, o coordenador da bancada do Nordeste na Câmara, Júlio César, o presidente do BNB, Romildo Rolim, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, além da diretora-presidente da AFBNB, Rita Josina Feitosa.
Essa é a terceira vez que a AFBNB protagoniza a discussão em torno do desenvolvimento e da “Questão Regional”, em Brasília: a primeira, em 2015, com o Seminário “Nordeste, sem ele não há não há solução para o Brasil”; e a segunda, em 2017, com o seminário “Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional”. A inserção decorre da ação permanente que a AFBNB mantém junto às Casas Legislativas, inclusive na própria capital federal – centro das decisões políticas do país – visando ao fortalecimento do BNB e suas fontes de recursos, a exemplo do fundo de financiamento do Nordeste (FNE) e à valorização de seus trabalhadores.
A audiência integra a programação da 56ª Reunião do Conselho de Representantes da AFBNB – fórum semestral que reúne os representantes eleitos na base para representá-los junto à Associação. As atividades se iniciam no dia 16, com discussões internas do BNB, tanto de natureza institucional, quanto de relações de trabalho e de organização, no auditório do Hotel Carlton.

(Foto – Arquivo)