Projeto que reeduca homens agressores de mulheres é lançado em Juazeiro

Blog do  Amaury Alencar
Com o intuito de diminuir os índices de violência contra a mulher, é lançado o projeto ‘Das Marias’ de reeducação de homens agressores através de acompanhamento psicossocial com equipe especializada do Centro de Referência da Mulher (CRM), em Juazeiro do Norte.

O lançamento acontece nesta quarta-feira (11), no Centro Universitário Leão Sampaio – Campus Lagoa Seca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest).
Juazeiro do Norte é a cidade com o maior número de casos de violência contra a mulher, no interior do Ceará, segundo a titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), Débora Gurgel. O município perde apenas para a DDM de Fortaleza em número de registro de inquéritos instaurados.

É diante dessa realidade, que a Sedest lança o programa como forma de enfrentamento articulado que propicie além do atendimento integral, humanizado e capacitado às vítimas, um impacto maior na diminuição da reincidência da violência, bem como na mudança do comportamento sexual desses homens.
 Projeto que reeduca homens agressores de mulheres é lançado em Juazeiro



“A prática puramente punitiva não resolve o problema, não adianta trabalhar apenas com a mulher agredida, é preciso além das campanhas preventivas, que o agressor, ator principal desse tipo de violência, seja acompanhado psicossocialmente, caso contrário ele vai voltar a agredir”, afirma a Diretora da Proteção Social Especial, Raquel Pinheiro.

O Projeto tem sido acompanhado pela Prefeitura Municipal, que tem adotado, através de políticas Públicas municipais, um trabalho de prevenção e combate à violência contra a mulher.
O Programa é uma solução inovadora que terá como porta de entrada a Polícia Militar, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e o serviço de atendimento psicossocial e jurídico desenvolvido no CRM de Juazeiro do Norte, onde serão prestados diversos tipos de serviços e atendimentos, como: Acolhimento, Atendimento Inicial, Atendimentos Individuais e Atividades em Grupos, como parte do cumprimento da pena a ele imposta.

Durante as reuniões obrigatórias, serão trabalhados temas como: gênero, autoestima, disciplina, violência doméstica contra a mulher, patriarcado, direitos das mulheres, constituição das relações familiares, dentre outros, com espaço para a verbalização dos autores do fato que trocarão experiências em busca de entender o caráter negativo da violência doméstica.


BADALO