IBGE realiza reunião sobre o Censo Demográfico 2020 em Aurora

Blog do  Amaury Alencar


 
Hoje, 11 de setembro, foi realizada uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo na sala das comissões da Câmara Municipal de Aurora. - Foto: João Filho
Por Henrique Macêdo
Em 2020, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizará em todo o Brasil, censo ou recenseamento demográfico, estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Este estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Hoje, 11 de setembro, em Aurora, na sala das comissões da Câmara Municipal foi realizada uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo. Na ocasião, estiveram presentes os representantes do IBGE, os vereadores Osasco Gonçalves, João Filho, Sílvio Bezerra Benício e o secretário municipal de agricultura, José Dácio de Souza.
De acordo com IBGE, o questionário completo do Censo Demográfico 2020 terá um total de 76 perguntas. O número representa 32% menos questionamentos em relação ao formulário original, que teria 112 questões.
Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico tem abrangência nacional. Os pesquisadores do IBGE visitam os domicílios pelo Brasil com o objetivo de obter dados sobre as características dos moradores, nível de estudo, trabalho, entre outras informações.
A última edição do Censo foi em 2010. O IBGE estima que a população tenha diminuído em cerca de 0.35% desde então. O órgão acredita que Aurora tenha atualmente 24.654 habitantes.
No comparativo com todos os municípios do estado do Ceará, a Terra do Menino Deus ocupa a 77ª posição. Quando comparado a cidades do Brasil todo, o município fica na 1318ª colocação.