Unileão apoia seminário internacional sobre a Chapada do Araripe

Blog do  Amaury Alencar
O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão) está apoiando o Seminário Internacional Chapada do Araripe – Patrimônio da Humanidade: Ressignificando Cultura, Patrimônio e Saberes no Sertão do Araripe, realizado pelo SESC, em parceria com a Fundação Casa Grande, o GeoPark Araripe, a Unesco, entre outras instituições.
 

 O evento acontecerá a partir desta terça-feira (6) e se encerrará na sexta (9), envolvendo atividades realizadas nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda.
De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do Seminário é pleitear a condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para as produções etnográficas do entorno da Chapada do Araripe.
“O Cariri cearense não se constitui apenas como um espaço geograficamente organizado. Esse espaço é um lugar dotado de significados, encantos e epistemologias que fazem dele uma espacialidade singular, onde se misturam produções etnográficas novas, mas que se associam às ancestralidades ainda marcantes nas formas de ser, de pensar e de fazer do seu povo”, avalia o prof. Pedro Adjedan, um dos representantes da Unileão nas ações envolvendo o Seminário Internacional Chapada do Araripe.
De acordo com o docente, o apoio da Unileão segue após a realização do evento, quando será organizada uma série de ações que culminará com a produção do dossiê que será encaminhado à UNESCO, na França. As ações serão dirigidas pelo Núcleo Beata Maria de Estudos e Pesquisas da Cultura Popular e Religiosidade do Cariri – NUBEM, criado pelo curso de Serviço Social e vinculado, também, aos cursos de Direito e Psicologia do Centro Universitário.
Dentre as principais ações do NUBEM, se destaca o desenvolvimento do Catálogo do Imaginário Cariri: uma Fotoetnografia da Chapada do Araripe, estudo que visa contribuir significativamente com a cartografia das manifestações imateriais caririenses.
A programação completa do evento pode ser conferida neste link.
Serviço
Seminário Internacional Chapada do Araripe
Data: 6 a 9 de agosto
Local: Juazeiro do Norte, Crato e Nova Olinda