PACUJÁ SUSTENTÁVEL FAZENDO O DIFERENTE - MOBILIZAÇÃO PARA A QUALIDADE

Blog do  Amaury Alencar
O município de Pacujá inovou ao criar o PROJETO JOVENS AMBIENTALISTAS, fazendo o diferencial no Estado, são atitudes simples e diretas em benefício da tão sonhada sustentabilidade ambiental, trabalhada por CRIANÇAS & ADOLESCENTES das escolas públicas municipais EEF Coriolano Alves de Brito, EEF São João Batista, EEF Walfrido Salmito e EEF João Lopes de Matos, sendo os principais "atores" da radical mudança no setor ambiental.

 A imagem pode conter: 9 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Atuaram diretamente no surgimento da 1ª Mancha Verde Urbana do Bioma Caatinga em frente ao Estádio Municipal, em seguida a 2ª Mancha Verde Urbana em frente a EEF João Lopes de Matos, foram responsável por plantação de Árvores Nativas do Bioma Caatinga na pracinha do Centro, Praça da Matriz, pátio da Secretaria de Educação, pátio da EEF São João Batista. Os jardins do calçadão dos Feirantes e da EEF João Lopes eles tiveram decisiva participação, o que contribuiu para o embelezamento da cidade.
Bioma Caatinga, Árvores Nativas, Fruteiras, Exóticas, como plantar, como regar, selecionar sementes são algumas das atividades práticas que esses atores executam. O conhecimento sobre o Meio Ambiente (ar, água, terra, desmatamento, queimadas, uso de venenos, poluição, lixo) são trabalhados em sala de aula e os resultados surpreendem.
O Brasil conhecerá com mais detalhes essa ação exitosa na Região Norte do Ceará, o Projeto Jovens Ambientalistas será pauta de matérias nos próximos meses para jornais, blogues, emissoras de rádios e tv.
Os próximos passos serão a recuperação dos jardins da praça da Matriz de São João Batista, próximas jóias de Pacujá e o embelezamento da entrada da cidade com plantação de Carnaubeiras na via de entrada, que tem acompanhamento direto do ambientalistas Jorge de Moura com apoio do esportista Antonio Calos (Secretaria de Esportes).
O Projeto Jovens Ambientalistas de Pacujá repercute pela forma didática e direta, um trabalho lúdico de Educação Ambiental que conta com irrestrito apoio de professores comprometidos com a sustentabilidade do nosso Planeta.
O Prefeito Alex Melo comemora os bons resultados, lembra que a ação do município é reconhecida por contribuir com o CO2, ao plantar árvores estamos assegurando a melhoria climática além de garantir a "fotossíntese", essencial para formação de nuvens que cairão em forma de chuva, teremos água porque água é vida. Sentencia o prefeito municipal.