Jornalista e pesquisadora de aves lança livro infantil no Cariri sobre o Soldadinho-do-araripe

Blog do  Amaury Alencar


Após visitas a região da Chapada do Araripe, que permeia os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, a jornalista e pesquisadora de aves Cristina Rappa encontrou o personagem para sua mais nova obra literária infantil. Trata-se da conhecida ave nativa da nossa região, o Soldadinho-do-araripe, que será figurado no livro “Soldadinho da Caatinga”, a ser lançado em Juazeiro do Norte no próximo dia 24 de agosto.

Jornalista e pesquisadora de aves lança livro infantil no Cariri sobre o Soldadinho-do-araripe
Indicado para crianças de 7 a 11 anos, a obra produzida em 2018 pode ser trabalhada em sala de aula por diversas disciplinas, já que introduz conceitos de Geografia, História, Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paleontologia e Cultura popular. A autora fará o lançamento da obra no Cariri e a apresentará para profissionais da educação, que atuam em instituições públicas e privadas.



No enredo, o pássaro ameaçado de extinção se vê afetado pela redução de seu habitat e a escassez de água limpa, característica fundamental para existência da espécie. Mas, nem só de preocupações vive a ave-símbolo de conservação do Cariri, mesmo sendo uma das espécies mais ameaçadas do planeta. Soldadinho viaja pela diversidade da área onde vive, encontrando e fazendo amizade com outras aves nativas e animais. A geografia, a arte e a cultura popular são ainda cenários da estória contada por Cristina Rappa e ilustrada por Maurício Veneza.


Esta será a terceira obra literária da jornalista, especialista em aves, que junta registros de diversas espécies da caatinga, sertão e serrado brasileiros. Sendo esta a primeira obra do projeto Aves & Biomas, a ideia é abordar os problemas enfrentados para a subsistência dos animais silvestres e a suas ameaças, mas sem perder o equilíbrio e a leveza, como num voo de pássaro, para poder apresentar também suas riquezas e encantos.
“A minha paixão pelas aves me levou a conhecer melhor as diversas regiões do país. A ideia do livro é justamente esta: fazer com que os pequenos se divirtam, mas também aprendam mais sobre nossos biomas e colaborem por sua preservação”, diz Cristina.
O livro será lançado pela autora, na oportunidade onde se encontrará em evento fechado para convidados. O livro estará disponível para venda e distribuição no Cariri através da Livraria Colegial, em Juazeiro do Norte.

Sobre a autora

Cristina Rappa é jornalista, observadora de aves e autora dos livros infanto-juvenis Topetinho Magnífico (Ed. Melhoramentos, 2012) e Florestas – por que precisamos delas (Melhoramentos, 2014), e coautora de Primatas no Brasil – Cada Macaco no Seu Galho (Avis Brasilis, 2015). O Soldadinho da Caatinga (2018) é o primeiro do Projeto Aves & Biomas, lançado pelo selo  Florada Editorial. Em fevereiro de 2019, lançou O Tiê da Mata Atlântica, pela mesma coleção.


Badalo